fbpx
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google

De acordo com diversos especialistas e estudos que vêm sendo desenvolvidos ao longo de anos, alguns médicos têm alertado para o perigo do açúcar no cérebro da criança e como isso tem impactado diretamente em diferentes áreas de suas vida.

No blog de hoje, a G7 vai abordar como o açúcar pode prejudicar sua saúde e principalmente como pode ser crucial para a vida e desenvolvimento de seu filho.

Sabemos que comer açúcar engorda e piora a saúde do coração. Mas vários pesquisadores afirmam que também pode ter um efeito negativo na função cerebral da criança.

Um novo estudo acompanhou mais de 1.000 pares de mães e filhos. Ele mostrou que mulheres que consumiram grandes quantidades de açúcar e substitutos do açúcar durante a gravidez tinham maior probabilidade de terem filhos com habilidades de pensamentos fracos, incluindo habilidades verbais e memória.

O mesmo se aplica a crianças pequenas que consumiram muito açúcar adicionado cedo em sua vida.

Segundo alguns nutricionistas, cada faixa etária apresenta uma demanda nutricional específica. E a oferta de nutrientes é de grande importância para um adequado crescimento e desenvolvimento corporal e neurológico, ou seja, a pergunta que nós mamães devemos fazer é: Quais alimentos oferecer aos nosso filhos?

Uma alimentação variada, colorida, saborosa, segura, que contenha todos os nutrientes essenciais para promover qualidade de vida, são suficientes e ajudam nesse equilíbrio nutricional.

Lembrando que cada idade necessita de um tipo de alimentação diferenciada e variada. A seguir, vamos listar algumas fases e quais nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança:

  •  2 a 5 anos: hortaliças e fontes de cálcio (lácteos e folhas verdes), por conta do crescimento e desenvolvimento dos ossos. Nesta fase a criança já consome os mesmos alimentos que a família e já deve ser estimulada a comer frutas e hortaliças inteiras.
  • 6 a 10 anos: na idade escolar é comum o apetite aumentar, mas é preciso ficar atento para que os alimentos consumidos sejam saudáveis para dar energia sem favorecer o sobrepeso, carboidratos saudáveis (batata doce, aipim, inhame, batata baroa, batata inglesa) devem ser constantes no cardápio, assim como a aveia, as frutas e o tradicional arroz e feijão.
  • Acima de 11 anos: Nessa fase é comum os pré-adolescentes quererem trocar os alimentos por fast foods ricos em sódio, açúcar e gorduras saturadas e trans, que podem trazer impacto negativo à saúde. O ideal é limitar o consumo destes alimentos a alguns momentos específicos na semana.

Algo que tem que ser  importante e decisivo em relação a alimentação saudável, é o incentivo e o exemplo que os pais dão aos seus filhos. A criança aprende através das atitudes e pela oferta feita por seus responsáveis, portanto sejam criativos e tenham uma boa conduta no que diz respeito a hábitos saudáveis.

O benefício do conhecimento além ser libertador é principalmente potencializador para alcançar a saúde.  Cerque-se de informações e procure sempre acompanhamento de um profissional de nutrição!

Curtiram a matéria? Compartilhem e ajudem mais mamães que necessitam de informações sobre saúde.

Fontes:

https://www.trialsitenews.com/cleveland-clinic-study-the-impact-of-sugar-on-childrens-brain-development/ Tradução e edição @low_carb_br e

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

blank

Vanessa

2021-02-28 10:32:26

Eu Tô Grávida já trabalhei como doméstica mais nunca tive a carteira assinada nunca contribui com INSS e eu tenho 17 anos será que eu tenho direito a algum beneficio
blank

Danielle

2020-10-23 21:01:05

Parei de trabalhar quando tive minha primeira filha em 2012, e agora estou grávida do meu terceiro filho, nesse caso tenho direito, estando sem trabalhar tanto tempo??
blank

tacilia de freitas nascimento maria neuza de freitas nascimento

2020-09-28 12:20:12

trabalhei de carteira assinada tive minha bb e fui demitida alguns meses depois do retorno da licença eu tenho direito de receber?
blank

Janaina

2020-09-18 11:44:19

Mães que tiveram seus bebês no mês de abril com 16anos e em julho fez 17anos pode tirar o salario materninade
blank

Thayse

2020-08-11 14:58:29

Pago DAS- MEI há mais de 10 meses já, trabalho como prestadora de serviços em um salão de cabeleireira. Estou esperando gêmeos. Tem algum diferencial para a gravidez gemelar? Quando devo dar entrada e o que precisa?

Posts relacionados

blank

Sinais de dentinhos chegando

Hoje a G7 vai falar sobre um momento muito difícil para as mamães e seus bebês: o apontamento dos primeiros dentinhos. Você sabe quais os

Read More »